Fonte de 0 a 12V regulável com fonte ATX

Postado em 22/09/2011 por Rogerio Pett - Categoria: How To - Tags: fonte atx regulavel 0 a 12V

Olá,

Esses dias meu irmão me pediu pra fazer um “botãozinho” para regular a voltagem de saída de uma fonte de micro. Como o importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe [:)] , logo liguei para meu amigo Loreno (CEB Service) que prontamente me passou o esquema de como fazer. Assim, depois de comprar algumas peças, fui executar o trabalho.

Comecei por abrir e cortar todos os fios da fonte deixando apenas o fio verde, dois pretos (GND) e um amarelo (12v) um pouco mais compridos.

Pra quem não sabe, nas fontes ATX, para que ela ligue é necessário conectar o fio verde com um dos fios pretos.

Utilizando a mesma carcaça da fonte, fiz alguns furos para conectar os bornes banana, o potenciômetro e uma luzinha indicativa. Depois de tudo fixo, fiz as soldagens

Segue abaixo a lista de peças necessárias, algumas imagens e o esquema para transformar uma fonte ATX de computador em uma fonte de zero a doze volts regulável.
  • 1 Transistor 2N3055
  • 1 Transistor BC337 ou BC547
  • 1 Resistor 270R
  • 1 Resistor 330R
  • 1 Resistor 10K
  • 1 Potenciômetro 4K7
  • 2 bornes para pino banana
  • 1 Mica para isolamento do 2N3055
  • 2 Plásticos isolantes para os parafusos do 2N3055
  • 2 Parafusos e porcas para fixação
  • 1 Botão para o potenciômetro




Conecte o fio verde com um dos fios pretos.


Instalação do potenciômetro, luz indicativa e bornes.


Cuidar com o isolamento do transistor 2N3055 com a carcaça da fonte.



É isso… uma alternativa simples e barata.


Comentários


Voltar

Nome: Wanderley Data: 23/03/2016 - 23:00:31
Favor, passar via e-mail o esquema completo das instalações de cada peça, para que eu possa montar a minha também.
Obrigado!
- Olá... tudo que tenho está no conteúdo deste post.
Nome: Alberto Data: 17/03/2016 - 09:20:44
Amigo, este circuito aceita mais de 12v dc ?
minha fonte fonnece 12,2 v dc, mas conectada a este circuito so consegue fornecer ate 10.98v dc
pode me ajudar ?
Nome: Glauber Data: 13/02/2016 - 16:36:21
Muito legal!! Parabéns!

Pode me enviar o projeto com todas imagens no me e-mail? Porque nem todas imagens estão disponíveis aqui no seu site. 
E uma dúvida. O terminal que vai um parafaruso do 2n3055.. este terminal tem contato com a carcaça da fonte? 
Obrigado.
Nome: julia Data: 05/10/2015 - 10:40:12
olá , gostei muito do projeto porém não consigos vizualizar a quarta (instalação do potenciometro)  e a sexta(isolamento do transistor 2N3055) imagem, poderias enviar para o meu e-mail ?
Agradeço!!
Nome: thiago Data: 25/08/2015 - 15:13:14
quantos ampers e
Nome: Pedro Data: 20/06/2015 - 16:57:44
Eu construía a minha a aprtir de uma fonte AT. Instalei 3 saídas: 5V, 12V e uma tomada variável. Instalei também um voltímetro de painel para controlar a saída da variável sem preceisar de medidor externo. 
O circuito funcionou perfeitamente para a saída variável.
Muito obrigado.
Pedro
Nome: pietro Data: 10/06/2015 - 18:30:24
gostaria de mais detalhes dessa fomte
Nome: antonio carlos fidelis Data: 25/12/2014 - 18:56:57
gostei  vou fazer est  projeto
Nome: Paulo Deus Data: 18/10/2014 - 06:00:51
Boa tarde,
estive a construir a minha fonte, faz uma variação muito estavel desde os 0v mas só chega a 10.98v.
Tenho confirmado os valores pois tenho dois multimetros diferentes montados para ver.
a tensão de saida da minha ATX é 12.25v.
Alguem me pode ajudar???
Obrigado 
Paulo Deus
Nome: Paulo Deus Data: 17/10/2014 - 15:22:15
Boa tarde,
estive a construir a minha fonte, faz uma variação muito estavel desde os 0v mas só chega a 10.98v.
Tenho confirmado os valores pois tenho dois multimetros diferentes montados para ver.
a tensão de saida da minha ATX é 12.25v.
Alguem me pode ajudar???
Obrigado 
Paulo Deus
Nome: Junior Data: 19/09/2014 - 08:50:12
Bom dia, colega!
Gostei do projeto, simples. Podemos "reciclar" algumas fontes paradas, quem sabe ajudamos a melhorar o planeta em que vivemos também, não acha?.
Gostaria apenas de saber sobre a corrente/potência que ela pode oferecer, e se pode ser regulada.
A terceira foto (instalação do potenciômetro, luz indicativa e bornes) e a quinta foto (Cuidar com o isolamento do transistor 2N3055 com a carcaça da fonte) não aparece (erro: aparece o quadro e um pequeno doc no meio). Seria possível enviar a matéria completa para meu email? Fico agradecido!
Até, 
Junior.
 
Nome: danilo Data: 29/07/2014 - 02:00:35
Isso mesmo, porém seu amigo não fez as coisas direito não é? Uma menino, em eletronica olha esse desenho e pergunta?

De onde é que esse cara, mágico vai retirar a tensão de saída dessa fonte, teoricamente regulada?

Tem um diagrama bonito, todo invertido, as fotos da fonte, depois de montada, está impecável, mas se intenção do autor do blog foi de ajudar alguém, foi boa!

Este ou esta vai dizer: isso jamais funciona, a começar, olhando pelo diagrama, onde a linha positiva alimenta um resistor teorico de 10K e que ao mesmo tempo alimenta o coletor do transístor 2n3055, em paralelo ao coletor do tranistor de menor potência?

A linha positva então passa direto, aonde está a regulagem nisso?

Legal... Ele imagina então, aonde é a saida dessa fonte teoricamente regulada, se o positivo passa direto, apenas alimentando os coletores e um resistor divisor? Coisas de maluco!
Nome: rob Data: 16/06/2014 - 19:25:26
bommm,,, emmm
Nome: Lucas (lucwarxd@gmail.com) Data: 04/05/2014 - 18:22:27
So uma sugestao' ja que fiz os testesem bancada e quando a potencia fornecida pela fonte éh 100w o 2n aquece ddemais, entao pode.se usar dois ou tres 2 n com a base  coletor e emissor ligados no mesmo lugar indicado por vc afim de dividir a potencia dissipada pelos mesmos, sendo assim usar um rb den 1/3do indicado.
Nome: Lucas (lucwarxd@gmail.com) Data: 02/05/2014 - 20:00:01
Legal, gostei e vou fazer tbm' mas vou por um multimetro digital na saida fixo na fonte. So nao achei a mica' da uma outra alternativa pra eu isolar o n23055. Vlw